01/09/2018

Kimi Raikkonen bate recorde da pista e fica com a pole na Itália


Apesar de Sebastian Vettel ter conseguido o melhor tempo no Q1 e no Q2, Kimi Raikkonen bateu, neste sábado, o recorde da pista do Autodromo Nazionale Monza, em Monza, e largará na primeira colocação do GP da Itália. O alemão ficou com o segundo posto e Lewis Hamilton larga em terceiro. Valtteri Bottas, da Mercedes, é o quarto.

Esta é a 18ª pole position da carreira do finlandês e a primeira no ano. Esta é a primeira vez desde 200 que a Ferrari consegue a dobradinha na largada em Monza, que é uma das principais provas para a escuderia por ser em solo italiano. A corrida do GP da Itália terá início às 10 horas (de Brasília) deste domingo.
Q1
Os carros da Ferrari e Mercedes deram muitas voltas na primeira classificatória e Sebastian Vetell ficou com o primeiro posto ao ter tempo de 1min20s542. Kimi Raikkonne e Lewis Hamilton completam os três primeiros e os três pilotos que conseguiram ter tempo inferior a 1min21. Daniel Ricciardo, que demorou para entrar na pista, foi o quarto e Valtteri Bottas foi o quinto colocado.
Sergio Perez, Charles Leclerc, Brendon Hartley, Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne foram eliminados após os primeiros 15 minutos no circuito de Monza, que ainda tinha algumas áreas da pista molhados.
Q2
O alemão voltou a ser o primeiro na segunda etapa da classificatória e teve tempo de 1min19s629, ficando à frente do seu principal adversário pelo título do Mundial de Pilotos por 0s169. Raikkonen, Max Verstappen e Bottas completaram os cinco primeiros.
O Q2 ainda foi marcado por um encontrão entre Fernando Alonso e Kevin Magnussen, que tocaram as rodas. A situação será investigada pelos comissários da prova. Além disso, a Mercedes chegou pela primeira vez na temporada na última etapa da classificatória após Lance Stroll ter terminado em oitavo.
Daniel Ricciardo nem entrou na pista e ficou com o 15º posto no grid de largada. Kevin Magnussen, Sergey Sirotkin, Fernando Alonso e Nick Hulkenberg não forma para o Q3.
Q3
Lewis Hamilton foi muito bem na reta final da classificatória e conseguiu quebrar o recorde da pista ao ter tempo de 1min19s390. Contudo, na última volta de cada piloto, Kimi Raikkonen teve 1min19s119 e ficou com a pole position, superando Sebastian Vettel, que chegou a acreditar que largaria em primeiro, por 0s161.
Confira o grid de largada:
1 – Kimi Raikkonen (Ferrari/Finlândia)
2 – Sebastian Vettel (Ferrari/Alemanha)
3 – Lewis Hamilton (Mercedes/Grã-Bretanha)
4 – Valtteri Bottas (Mercedes/Finlândia)
5 – Max Verstappen (Red Bull/Holanda)
6 – Romain Grosjean (Hass/França)
7 – Carlos Sainz (Renault/Espanha)
8 – Esteban Ocon (Force India/França)
9 – Pierre Gasly (Toro Rosso/França)
10 – Lance Stroll (Williams/Canadá)
11 – Kevin Magnussen (Haas/Dinamarca)
12 – Sergey Sirotkin (Williams/Rússia)
13 – Fernando Alonso (McLaren/Espanha)
14 – Nico Hulkenberg (Renault/Alemanha)
15 – Daniel Ricciardo (Red Bull/Austrália)
16 – Sergio Pérez (Force India/México)
17 – Charles Leclerc (Sauber/França)
18 – Brendon Hartley (Toro Rosso/Austrália)
19 – Marcus Ericsson (Sauber/Suécia)
20 – Stoffel Vandoorne (McLaren/Bélgica)