15/08/2018

Paulo Cézar Carpegiani e o novo técnico do Vitoria


Após de 15 dias sem um técnico efetivo, o Vitória anunciou Paulo Cézar Carpegiani como o novo treinador. Horas depois do anúncio, as explicações para a contratação. Na tarde desta terça-feira, na Toca do Leão, o diretor de futebol do clube, Jorge Macedo, concedeu coletiva e colocou as cartas na mesa.


Carpegiani chega no Vitória em uma fase complicada. A equipe vem de goleadas no Brasileirão, o time está a um ponto da zona de rebaixamento e, para piorar, a pressão por parte dos torcedores é crescente. Para Jorge Macedo, o nome de Carpegiani foi o melhor para sanar tais problemas do Vitória, e trazer uma evolução na sequência da temporada.

- Carpegiani é muita experiência. É um treinador que já tem história no Vitória, passagens boas. Muito agregador, controla muito bem o vestiário, moderno, sabe colocar uma equipe equilibrada. Tem feito bons trabalhos, no ano passado, no início desse ano, O Flamengo é praticamente o mesmo time que estava com ele. Vai agregar muito na parte de comando, experiência e conseguir tirar o máximo do grupo - afirmou.

Jorge Macedo ressalta que o período de espera para a confirmação do novo técnico se deu pelo estudo no mercado. Segundo o dirigente, todos os cuidados foram tomados para que nenhuma decisão tomada venha se tornar um equívoco ou arrependimento. Além disso, agradeceu o esforço feito por João Burse durante as duas semanas à frente do time principal.

- A gente procurou tomar uma decisão, para não cometer o erro de daqui a pouco trazer um treinador, e daqui a três, quatro rodadas, acabar trocando de treinador. A gente teve tranquilidade, avaliou nomes, avaliou o perfil que o clube estava necessitando no momento. Queria agradecer ao João por ter dirigido o clube, é um treinador muito capacitado, estudioso, vem fazendo um excelente trabalho nas divisões de base. Acho que foi uma experiência muito boa para o João. Ele em fazendo esse trabalho do sub-23 atrelado com a equipe principal. É um treinador jovem, que logo, logo pode ter chances em uma equipe principal.

Questionado sobre possíveis reforços para o elenco, o diretor de futebol do Vitória afirmou que o melhor a se fazer agora é ter calma. Deixar o novo comandante fazer a avaliação do elenco, ter paciência para adaptação do trabalho entre técnico e elenco e, sobretudo, confiança na conquista de bons resultados em campo.

- A ideia é o Carpegiani chegar, avaliar o grupo, fazer os testes. Depois vamos conversar para saber se há necessidade de contratar. Vai depender do aval dele. A gente não tem conseguido colocar a equipe toda. Nesse último jogo, tivemos seis desfalques. Espero poder contar com todo mundo para o Carpegiani avaliar o plantel e colocar a metodologia dele para conquistar bons números.

O novo técnico já põe a mão na massa nesta quarta-feira, em seu primeiro treino à frente do time e, no próximo domingo, encara seu primeiro grande desafio: pela 19ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro pega o Palmeiras, no Barradão. A missão para Carpegiani é clara: chegar aos três pontos para afastar o Leão da zona de rebaixamento.

- Com certeza já assume o time contra o Palmeiras. Amanhã teremos treinos em dois períodos. Já observou a nossa equipe em alguns jogos. Já está muito à vontade de estar dirigindo a equipe. Está vindo com muita gana, muita vontade de treinar o Vitória.