24/07/2018

Cursos técnicos abrem inscrições nesta em mais de 7 mil vagas na Bahia


Começam nesta terça-feira (24) e vão até quinta (26) as inscrições para 7.975 vagas de nível técnico em 35 cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado (SEC). Entre as áreas com maior oferta estão os eixos de gestão em negócio e saúde. 

“São cursos de curta duração, em que o jovem que concluiu o ensino médio pode se qualificar em um curto prazo e, na maioria dos casos, já sair empregado”, destaca a diretora da Superintendência de Educação Profissional da SEC, Danile Sanches.
O curso dá acesso também ao Programa Primeiro Emprego, como acrescenta a diretora. “Ou seja, quem concluiu o curso técnico tem ainda a chance de ser chamado para o programa. Também focamos não só no mercado de trabalho, mas no empreendedorismo, o que não deixa de ser mais uma oportunidade de carreira para esse aluno”, acrescenta.
A estimativa é que, a depender da área, o salário inicial do profissional de grau técnico chegue a R$ 1,2 mil. Para se inscrever é necessário ir presencialmente a uma das unidades compartilhadas e centros de educação onde existe a oferta do curso que deseja fazer. A lista está disponível no Portal da Educação
É necessário levar a cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência, além do atestado de escolaridade. O interessado precisa ter concluído o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral na rede particular. Entre os cursos ofertados estão o de técnico de Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Edificações e Eletrotécnica. Em Salvador, há 40 vagas para o curso de Instrumento Musical no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, no Canela.
Vantagens
A facilidade em ingressar no mercado é só uma das principais vantagens do profissional que opta pela formação técnica. Para o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), Cezar Almeida, outro ganho está na garantia de uma remuneração maior do que, em alguns casos, de um profissional de nível superior. “A formação é mais específica e isso é um valor extremamente relevante que as empresas consideram na hora de contratar. Por isso, essa formação mais específica tende a ter um salário maior do que o profissional de uma área generalista, por exemplo”, pontua ele. 
Outro valor agregado que o profissional técnico carrega está na formação focada na prática. “Muita gente chega às empresas logo após a conclusão do curso com uma dimensão de mercado de trabalho, por conta da preparação focada na prática desde o curso. Os estágios supervisionados na área contribuem muito para isso. São profissionais que já chegam com experiência. A inserção no emprego é imediata”.
Mais vagas
Também começam hoje as matrículas para os alunos que participaram do processo seletivo para as 9.335 vagas cujo processo seletivo foi encerrado na última quarta (18). A lista dos classificados também pode ser acessada no site. Ainda nele, a SEC, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, tem 300 vagas disponíveis para processo seletivo do curso técnico de nível médio em Administração. Dessas, 120 são para Salvador. As inscrições deverão ser feitas até 31 de julho em no site da SEC